Passaporte para cachorros e gatos

passaporte para cachorros e gatos já é uma realidade em alguns países como aqui no Brasil. Antigamente, para um animal poder sair do país ou se locomover em território nacional, era obrigatório ter um atestado do veterinário comprovando que a saúde do animal estava em perfeitas condições. Conheça todos os cuidados abaixo que você deve ter para adquirir o passaporte para o seu mascote.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”i”] Como fazer um passaporte para cachorros e gatos?

Antes do animal conseguir o passaporte, é necessário entender e fazer alguns procedimentos. Para começar, o dono deve ir em um médico veterinário que tenha a experiência para a implantação do microchip, isso é importante para que o animal consiga ser reconhecido em qualquer país que esteja. Fiquem tranquilos, pois não existe nada assustador o microchip é do tamanho de um feijão e é colocado sob a pele do animal.

passaporte para cachorros e gatosImagem: Reprodução

Para você conseguir tirar o passaporte para cachorros e gatos, é necessário ir até uma unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, que podem ser encontradas nos aeroportos. Os estados que já estão aceitando os pedidos de requerimento  são, Brasília, Recife e Belém por isso se você mora em desses estados, fique atento!

Você deve estar se perguntando agora, mas por que nos outros estados ainda não é possível fazer os passaportes? Na verdade o pedido de requerimento já está disponível para todos, mas o documento ainda não foi fornecido pelo ministério nas demais localidades. (o prazo de emissão do passaporte é de 30 dias)

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”i”] Quais documentos devo levar para tirar o passaporte para cachorros e gatos?

Confira alguns documentos essenciais:

Informações gerais do animal: o documento deve conter as informações do animal como, raça, espécie, idade, sexo e pelagem.

Atestado de saúde do animal: primeiramente o documento deve estar assinado por um médico veterinário, comprovando que o animal está em condições para viajar. Os aspectos analisados são as vacinas e  vermífugos que devem estar em dia, além do exame clínico que deve atestar a saúde do animal.

 Michochip: é necessário um comprovante da aplicação do microchip para dar continuidade ao procedimento.

Documentos de identificação do proprietário: o dono também terá que estar com o seu passaporte em dia.

Obs: o dono deverá levar uma foto do animal para colocar no passaporte, o tamanho é de 5 x 7. (veja o manual do passaporte para mais detalhes)

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”i”] Quais países já aceitam o passaporte para cachorros e gatos?

Até o momento somente os países da mercosul que estão aceitando os passaportes, como, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai. Mas de acordo com as informações do ministério da Agricultura, em breve outros países também aceitaram os passaportes. (tabela de países)

O passaporte para cachorros e gatos vale para vida toda do animal, mas sempre deve ser atualizado sempre que o animal for fazer novas viagens.

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)