Descoberta, a nova espécie de golfinhos no Rio Araguaia

Recentemente foi descoberta uma nova espécie de golfinhos no rio Araguaia. Os cientistas da Universidade Federal do Amazonas são os responsáveis pela descoberta do boto-do-araguaia (Inia araguaiaensis) e assumem ter poucas informações sobre os golfinhos fluviais, pois são um dos animais mais raros do planeta terra.

descoberta-a-nova-especie-de-golfinhos-no-rio-araguaia-destaqueImagem: Reprodução

O boto-do-Araguaia foi a primeira espécie descoberta desde 1918, quando o Baiji Chinês foi registrado e extinto em 2006. Depois de algumas pesquisas e amostras retiradas dos ossos que foram encontrados na região, foi constatado que genéticas especificas e diferenças morfológicas são relevantes para os estudos. Baseados nessas informações, cientistas e biólogos acreditam que o Boto-do-Araguaia se separou de outras duas espécies há cerca de milhões de anos atrás.

descoberta-a-nova-especie-de-golfinhos-no-rio-araguaia.Imagem: Divulgação – Hrbek T –  Ossos encontrados na região de Araguaia

Os pesquisadores afirmam terem vistos aproximadamente 120 indivíduos, mas acreditam que vivem cerca de 1.000 golfinhos na região. A espécie pode alcançar dois metros de comprimento e se diferenciam por terem um cranio menor que o dos outros golfinhos. Normalmente os golfinhos fluviais possuem de 25 a 29 dentes sendo que o boto-do-Araguaia só possui apenas 24 dentes.

Os golfinhos de rio são muito raros e até hoje só foram descobertas 4 espécies: Platanista (golfinho-do-ganges e golfinho-do-indo), Lipotes ( Baiji), Pontoporia (golfinho-do-rio-da-prata) e o Inia (o famoso boto-cor-de-rosa-amazônico), sendo que 3 dessas espécies correm sério risco de extinção de acordo com a União Internacional para a Conservação da Naturaleza (UICN).

E acredite se quiser, o novo boto descoberto já corre risco de extinção na região, pois as atividades agrícolas, construções de barragens hidrelétricas e a pesca, estão acabando com a espécie que mal foi descoberta.

Até quando vamos continuar com essa postura?

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)