Gato Persa – Saiba tudo sobre a raça

gato Persa hoje em dia é uma das raças mais procuradas pelas pessoas que querem um gatinho carinhoso e sociável. E se você é uma dessas pessoas que está buscando uma companhia, não tem nada melhor do que saber tudo sobre seu futuro amigo.

gatos-persasImagem: Reprodução

A história do gato Persa:

Tudo começou no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle, levou alguns gatos das ruas da Pérsia para a Itália. Os gatos ganharam rapidamente respeito e grande admiração dos  moradores italianos, devido a bela pelagem e maciez dos pelos.

A famosa raça Persa só surgiu em meados do século XIX, quando os gatos que estavam na Itália foram levados para a Inglaterra e e cruzados com gatos da raça Angorá. Depois dos cruzamentos, ainda foram feitos alguns melhoramentos genéticos tentando aumentar a variedades de cores da e pelagens da raça. Hoje em dia pode-se encontrar mais de 100 tipos de cores diferentes da raça Persa, desde um totalmente branco até um todo rajado.

Características do gato Persa:

  • Data de origem: Século XIX
  • Local de origem: Grã-Bretanha
  • Ascendência: Gatos de Pelo longo do Oriente Médio.
  • Expectativa de Vida: Varia entre 15 a 20 anos.

Características físicas do gato Persa:

  • Porte: Médio-Grande, normalmente os machos são maiores que as fêmeas podendo pesar de 4 a 5kg, já as fêmeas pesam entre 3 a 4kg. Existem gatos Persas que chegaram até 7 kg.
  • Cabeças: Formato bem redondo, testa arredondada e bochechas grandes.
  • Olhos: Grandes, redondos e bem separados.
  • Orelhas: São separadas, bem arredondadas e pequenas
  • Nariz: Muito achatado, largo, curto, simétrico entre os olhos e as narinas são bem abertas.
  • Pescoço: Forte e curto.
  • Corpo: As patas são curtas, ombros e dorso são musculosos  e o peito bem largo.
  • Pata: Grandes e redondas.
  • Pelagem: Os pelos são macios, densos e compridos.

gato-persaImagem: Reprodução

Temperamento do gato Persa:

O gato Persa é uma raça muito dócil e muito apegado ao dono, eles até conseguem ficar um tempo sozinho, mas o ideal é sempre estar presente no dia a dia com o seu bichano. Se você prefere um gato mais sossegado o Persa pode ser uma alternativa, pois eles não são muito ativos comparado a raças como Maine Coon. Se você se identificou com as características do gato persa, veja abaixo alguns cuidados importantes da raça.

Cuidados com a saúde do gato Persa:

LIMPEZA DOS OLHOS:

Essa raça exige muitos cuidados de higiene, como por exemplo nos olhos. É recomendável limpar os olhos pelo menos 2 vezes ao dia, pois as lágrimas se acumulam nos pelos que ficam bem na beirada dos olhos, e isso pode causar irritações em formas de crostas ou proliferação de fungos. Fique atento, e quando for fazer a higienização, use um algodão úmido ou soro fisiológico. (a limpeza deve ser feita diariamente)

LIMPEZA DAS ORELHAS:

Para limpar as orelhas, não existe muito segredo, pois é bem fácil e tranquilo. Coloque um pouco de álcool no algodão e enrole no dedo, faça como se fosse um cotonete, introduza com cuidado e passe o algodão na parte externa da orelha. As orelhas do gato Persa são bem pequenas, por isso é muito fácil de notar quando estão sujas, não esqueça  nenhum pedaço de algodão dentro da orelha, pois isso pode desencadear uma otite no seu bichano. (a limpeza deve ser feita semanalmente)

LIMPEZA DOS DENTES:

Acostume o seu gato a escovar os dentes desde pequeno, pois você estará evitando mal hálito e outros problemas mais sérios, além de preservar e deixar os dentes do seu animal sempre limpinhos. (a escovação pode ser feita semanalmente)

CORTANDO AS UNHAS:

É muito importante cortar as unhas do seu gato, se você não sabe como cortar, leve para um veterinário e peça para ele te ensinar. Normalmente todos esses cuidados são feitos por veterinários ou em pet shops quando os bichanos vão tomar banho.

gato-persa-fotos-1Imagem: Reprodução

QUANTO CUSTA UM GATO PERSA?

O gato Persa não é nada barato, os preços podem variar entre R$500 até R$3.000, isso vai depender da linhagem e procedência do gato.

ONDE POSSO ENCONTRAR?

Existem muitos gatis que são especializados somente na criação de gato Persa, abaixo segue alguns lugares que encontrei para quem estiver interessado.

1 – Gatil de Macário

2 – Gatil Muirakitan

3 – Gatil Rudokas Cat

4 – Gatil Zarref

Seja muito atencioso aos cuidados da raça, pois os gatos Persas possuem alguns problemas em relação a respiração, devido o seu focinho achatado. Para que a saúde do seu gato sempre esteja bem, visite regularmente o médico veterinário para prevenir surpresas desagradáveis.

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)