Como dar banho no seu cachorro – 5 dicas

Como dar banho no seu cachorro em casa? Muitas pessoas preferem optar em dar o banho em casa ao invés de levar nos Pet Shops. As dicas podem ser usadas para cães de pequeno, médio e grande porte, a única coisa que muda é o local a onde você colocará o seu bichinho para dar o banho. As dicas podem ser usadas para gatos também – claro, se eles deixarem!

Assista o vídeo com as dicas:

Como dar banho no seu cachorro em casa?

1 –  Antes de dar o banho no cachorro, coloque um pouco de algodão nas orelhas. Tome muito cuidado para não colocar muito fundo e depois não conseguir retirar ou, pior, esquece-los dentro da orelha. Caso isso aconteça, seu cãozinho poderá ter problemas futuros como por exemplo a otite que acontece constantemente pós banhos em Pet Shops desatentos.

2 – Se o seu cachorro for de pequeno porte, coloque-o em uma bacia que não permita que a água cubra sua cabeça, pois pode entrar no ouvido.  A temperatura da água deve ser morna.

3 – No caso de um cachorro muito pequeno, como o meu Yorkshire por exemplo, você pode usar uma bacia ou o seu box. Se optar pela bacia, encha um pouco menos que a metade e molhe o corpo inteiro do cachorrinho. Quando vou dar banho no Pinguinho, entro junto com ele no box e ligo o chuveirinho, pois dá mais controle.

Uma dica que eu aprendi no meu estágio, talvez você já saiba mas sempre é bom falar, antes de passar qualquer shampoo ou sabonete verifique se o seu cão já teve alergia a algum produto usado anteriormente (no Pet Shop ou por você), e quais foram os que deram um bom resultado. Normalmente eu uso o sabonete Dove para o corpo e para lavar a cabeça uso o Shampoo Johnson’s Baby Chega de Lágrimas – o mesmo que é usado para bebês-, pois eles não irritam os olhos dos animais. Pode parecer bobagem, mas com o tempo a irritação pode resultar em alguns problemas, como a ulcera de córnea. ( Usando esse sabonete que mencionei e o Shampoo Johnson’s Baby Chega de Lágrimas, o pelo fica super macio e cheiroso)

4 –  O próximo passo é secá-lo, pegue uma toalha para auxiliar o secador, deixe o secador numa temperatura média, nem muito quente nem muito fria, e mantenha-o a uns 30 cm longe do corpo do animal para evitar queimaduras. Eu sempre uso uma escova para auxiliar na secagem e desembaraçar os pelos, existem vários tipos de escova para cada tipo de pelo especifico, escolha a melhor para o seu mascote.

5 – Não esqueça de retirar o algodão das orelhas. Depois de retirar os algodões você poderá limpá-las com muito cuidado com outro algodão limpo e seco. Atenção! Nunca coloque o algodão lá no fundo do ouvido e jamais use cotonetes.

como dar banho no seu cachorroImagem: Reprodução

Essas foram algumas dicas de como dar um banho no seu cachorro em casa sem maiores problemas, se tiverem mais dicas legais, compartilhem nos comentários.

*Este post é meramente informativo, sempre consulte o médico veterinário.

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)