Animal acorrentado é desumano!

Olá leitores do Bicho de Apê, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um tema que é muito frequente porém muito perigoso e desumano. Um animal acorrentado em um quintal é sinônimo de perigo e ao meu ver de maus tratos também. Muitas coisas podem acontecer, ele pode se enrolar em torno de uma arvore e ser incapaz de se desroscar, ou se embaraçar em alguma coisa como um arbusto e se sufocar.

animal acorrentado

Ele pode ser atacado por outros animais ou por pessoas, além disso corre o risco dele se sufocar na tentativa de alcançar carros, bicicletas ou pessoas. Se o animal ficar o dia inteiro acorrentado ele pode facilmente sofrer insolação, hipotermia, por ter sido deixado do lado de fora da casa. Muito importante tomar cuidado com a desidratação, é muito comum cachorros derrubarem potes de água ou de ração e depois não conseguirem alcançá-los.

Além de todos esses problemas, o aprisionamento por correntes faz com que animal desenvolva comportamentos mais agressivos ou toques como, lambedura e auto mutilação. Animais que são acorrentados sofrem tanto fisicamente como psicologicamente, por isso é nossa obrigação pensar no bem estar deles.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”i”] Dicas para um ambiente ideal ao ar livre:

Caso seu animal fique no quintal durante o dia, verifique se ele possui todos os cuidados necessários para o seu bem estar.

  • Um lugar cercado de forma segura ( muito cuidado com cercas elétricas)
  • Espaço adequado para que ele consiga correr e brincar durante o dia.
  • Um lugar com sombra para que ele posso se proteger do sol.
  • Em casos de chuva, certifique-se que ele tenha uma casinha resistente e confortável para se proteger da chuva e do frio.
  • Algumas vasilhas de água espalhadas em torno do quintal.
  • Não esqueça de deixar alguns brinquedos pra ele brincar.
  • Sempre verifique vacinas, vermífugos e proteções contra pulgas, carrapatos e vermes do coração.
  • Sempre mantenha o lugar limpinho.
  • Se o animal passa a noite no quintal, é recomendado não deixar potes de comida durante a noite. Assim você evitará que animais contaminem a comida.

Espero que tenham gostado, mas animal acorrentado não é um animal feliz. #quemamacuida

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)