Pássaros exóticos: Conheça o Tordo-Zornal, a ave que ataca coco

No mundo animal, os pássaros exóticos tem muitas peculiaridades em suas táticas de gerra. A maioria das aves defende seus filhotes e ninhos com ataques aéreos contra seus inimigos, mas o Tordo-zornal possui planos jamais vistos no mundo selvagem, a tática requer espirito de equipe e muita sujeira. Quando ele se sente ameaçado, ataca seu inimigo usando sua bazuca anal.

tordo-zornal

Imagem: Reprodução

FEZES TELEGUIADAS:

O Tordo-zornal é um dos representantes da família Turdídeos, ele se reproduz em colônias de até 40 casais, diferentemente das outras aves da mesma família. Quando aparece um predador como o corvo, o tordo grita, avisando todos os integrantes da colônia, e aí sim a guerra está declarada.

Os tordos atacam os intrusos com investidas e aí vem a surpresa, eles soltam fezes certeiras contra os inimigos, por mais que o corvos sejam maiores, eles acabam recuando e desistindo dos ovos.  Esse ataque sujo tem um efeito muito pior do que parece. Quando as fezes são absorvidas pelas penas, a camada isolante da plumagem acaba sendo destruída, ou seja, o pássaro atacado perde sua proteção. Se nesse meio tempo, chover ou cair a temperatura o intruso pode até morrer de hipotermia.

Mas nem tudo é perfeito, essa mesma estratégia não funciona por exemplo com as doninhas, pois os pelos dos mamíferos não são afetados da mesma maneira que as penas. Quando uma doninha surge na área, eles ficam em silêncio torcendo para passarem despercebidos, pois em lugares com muitos predadores o Tordo-zornal acaba mudando sua estratégia, ao invés de ficar nas colônias populosas eles optam em se reproduzir em casais independente, dessa maneira fica muito mais difícil dos predadores encontrarem seus ninhos.

CARACTERÍSTICAS:

tordo-zornalImagem: Bicho de Apê

 

E aí você já conhecia esse pássaro?

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)