Saiba mais sobre: vacinas para cães

Para você que tem cachorros ou gatos, é sempre muito importante verificar se as vacinas estão em dia. As vacinas para cães devem ser administradas por médicos veterinários, nunca tente vacinar em casa ou com vacinas desconhecidas.

caes-vacinasImagem: Reprodução

Normalmente quando se tem  um filhotinho a primeira coisa que queremos fazer é levá-lo para passear, mas é preciso tomar muito cuidado antes de apresentar o seu mascote para o mundo externo.  As vacinas devem ser feitas antes de qualquer coisa, pois só assim pode-se ter  certeza de que estão protegidos das doenças.

V10 OU V8

As vacinas V10 ou V8 são feitas em 3 ou 4 doses nos filhotes, sendo que a última dose deve ser dada quando o animal estiver completando 3 meses e meio de vida. As doses são dadas em intervalos de 21 a 30 dias. Algumas raças maiores como,Doberman, Rottweiler e Labrador muitas vezes recebem a 4ª dose da vacina. Depois do primeiro ano de vacinação, ela deve ser repetida anualmente com apenas 1 dose.

OBS: a vacina contra raiva normalmente é feita junto com a última dose da vacina V10 ou V8. Essa vacina possui apenas uma dose. (Deve ser feita anualmente)

GRIPE CANINA

A vacina contra a gripe canina pode ser feita de 2 maneiras diferentes, isso vai depender do seu veterinário. Ele pode optar pela forma injetável, que compõe 2 doses, com intervalos de 21 a 30 dias. Ou pela vacina intranasal, que é feita apenas uma dose no animal. Essa dose deve ser repetida anualmente.

cachorro-felizImagem: Reprodução

GIARDÍASE

A vacina contra o protozoário é feita em 2 doses com intervalos de 21 a 30 dias. Ela deve ser repetida anualmente.

LEISHMANIOSE

Para as pessoas que moram ou viajam muito para sítios e praias, é muito importante que vacinem seus cachorros contra a Leishmaniose que é uma doença de Zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida para o homem. Deve ser repetida anualmente caso o cachorro viva em regiões endêmicas.

LEPTOSPIROSE

A vacina de Lectospirose é para cachorros que tem contato direto com ratos, a vacina é feita a cada 6 meses para esses animais.

TABELA DE VACINAÇÃO:

vacina-para-caesImagem: Bicho de Apê

Dica: a melhor maneira de não confundir os dias da vacinação, é fazer todas as vacinas no mesmo dia, claro que é um pouco mais dolorido, mas vale a pena para não confundir as datas. Se o animal estiver doente ou com algum sintoma diferente do normal, avise o médico veterinário antes da vacinação.

*Esse post é meramente informativo, sempre que tiver dúvidas sobre o assunto, converse com o seu médico veterinário. 

Recomendamos para você:

The following two tabs change content below.
Autor do blog Bicho de Apê, publicitário por formação e estudante de Medicina Veterinária.

Latest posts by Gabriel Ortiz (see all)